Pular para o conteúdo principal

Práticas de Ensino e Aprendizagem para alunos dos 3º Ciclo do Ensino Fundamental - Proposta 2

Proposta apresentada por Emanuelle Veras, Heber Aguiar, Inete Luz e Lúcia Portes

Os conhecimentos sistêmicos, de mundo e de organização textual e o processo de aprender Língua Estrangeira – (PCN, 1º parte - pg. 32 ):
“Um dos procedimentos básicos de qualquer processo de aprendizagem é o relacionamento que o aluno faz do que quer aprender com aquilo que já sabe. Isso quer dizer que um dos processos centrais de construir conhecimento é baseado no conhecimento que o aluno já tem: a projeção dos conhecimentos que já possui no conhecimento novo, na tentativa de se aproximar do que vai aprender.No que se refere aos conhecimentos que o aluno tem de adquirir em relação à língua estrangeira, ele irá se apoiar nos conhecimentos correspondentes que tem e nos usos que faz deles como usuário de sua língua materna em textos orais e escritos. Essa estratégia de correlacionar os conhecimentos novos da língua estrangeira e os conhecimentos que já possui de sua língua materna é uma parte importante do processo de ensinar e aprender a Língua Estrangeira. Tanto que uma das estratégias típicas usadas por aprendizes é exatamente a transferência do que sabe como usuário de sua língua materna para a língua estrangeira.”
Com base no texto dos PCN, propomos como Práticas de Ensino e Aprendizagem para alunos dos 3º Ciclo do Ensino Fundamental, uma atividade, que tem por objetivo, o conhecimento e desenvolvimento da escrita e pronúncia, dos números e do alfabeto, em Língua Inglesa, utilizando como estratégia de aprendizagem, relacionar os conhecimentos novos da língua estrangeira com os conhecimentos que o aluno já possui, em sua língua materna, através de figuras, palavras(conhecimento sistêmico), e significados conhecidos (conhecimento de mundo do aluno).

Plano de Aula
*Serão realizadas duas atividades em momentos distintos, divididos em 2 aulas.

Conteúdo
Conhecer e exercitar a pronúncia e escrita do alfabeto e de alguns números e relacioná-los com figuras ou palavras conhecidas, tomando como ponto de partida o conhecimento prévio que o aluno tem desses significados, já inseridos em seu mundo pela via de sua língua materna.

1º momento/conteúdo/aula
Metodologia:
Escrever os números e as letras no quadro, e exercitar a pronúncia juntamente com os alunos. Em seguida, aplicar uma atividade por escrito, que contenham letras, números, nomes e figuras, de modo, que, os alunos possam exercitar a escrita e fazer a associação das letras e/ou números com as figuras e/ou nomes correspondentes.
Atividade de fixação:
 

2º momento/motivação/em outro dia ou aula
Apresentação de números e alfabeto em Inglês, cantados /ou Jogo da memória:
(possibilidades de motivação para o aprendizado do aluno através do lúdico, com jogos, brincadeiras e recurso áudio – visual).

Metodologia
- Passar um vídeo com a música do alfabeto e dos números em inglês, para os alunos ouvirem e cantarem.

E/OU

-Apresentar a brincadeira do jogo da memória para os alunos, com as devidas orientações.
*com a brincadeira, o aluno recria seu mundo e com as regras do jogo apreende-se uma conduta social. Dessa forma aluno tem a possibilidade de estabelecer as relações com os outros e com ela mesma.

Material
-Letras ,números e figuras em EVA ou desenho colorido.
-Cartolina dupla-face na cor preta, tesoura, cola para EVA, fita adesiva, pincel atômico(preto) ou canetinhas.
-Recurso áudio-visual: data-show, vídeo com músicas do alfabeto e números.

Jogo da Memória *essa modalidade de jogo não deverá ser utilizada para fixar conteúdo se o objetivo do jogo apresentar como propósito apenas o exercício da memória, não faz sentido ensinar recorrendo à memorização. Contudo, se o objetivo for fixar o conteúdo, sugere-se fazer adaptações de forma a aplicar efetivamente o exercício , aproveitando as idéias de outros tipos de jogos,como por exemplo distribuir as cartas do jogo como se faz no jogo de batalha naval,( sugestão feita por colegas do Curso).

Objetivo: desenvolver estratégias de memorização através da relação entre as imagens e suas posições no tabuleiro. Podem ser utilizados letras, números ou figuras.
- organizar a sala antecipadamente, distribuindo as cadeiras em círculo e demarcar o espaço do tabuleiro, no chão, com *fita crepe, no centro do da sala, onde ficarão as cartas do jogo;
*para melhor demarcação, sugere-se fazer um risco, de cor escura, por sobre a fita crepe. (sugestão de colegas do Curso).

O jogo
- encontrar o par da carta( explicar o jogo)
-distribuir as cartas entre os alunos e orientar-lhes para que escolham um quadrado no espaço do tabuleiro onde colocarão suas cartas com o desenho virado para baixo.
(explicar as regras do jogo).
*as cartas podem ser com letras, imagens e seus significados ou com números e imagens correspondentes.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Proposta de Avaliação - Plano de Ensino 1

Proposta apresentada por Elis Regina Serpa, Nicole Silva e Maycon Franklin A avaliação será feita a partir das propostas do grupo de Leandro, Maria da Penha, Franciele. O método utilizado pelo grupo foi bastante claro e objetivo, o primeiro contato que os estudantes irão manter com orientador são as familiarizações com as tecnologias, esportes, natureza e cultura. Em seguida, farão ligações destes tópicos com a língua estrangeira moderna, sendo assim, todos os presentes entenderão os motivos de se inserir uma LE nas escolas publicas. O verdadeiro valor de dominar uma segunda língua está intrínseco em cada momento de nossas vidas sociais, e fazer com que eles entendam esta valorização é necessário expor o que foi proposto pelo grupo. PCN p. 23: O caso típico é o papel representado pelo inglês, em função do poder e da influência da economia norte-americana. Essa influência cresceu ao longo deste século, principalmente a partir da Segunda Guerra Mundial, e atingiu seu apogeu na c...

Análise de Conteúdo I Semestre

Este tópico visa justificar as postagens deste portfólio digital, ou seja, explicitar quais foram as motivações para cada publicação feita aqui. Foto da internet 1º Semestre IISFDIFB (II Simpósio de Formação Docente do Instituto Federal de Brasília) Esse foi o primeiro evento externo o qual participei após ter ingressado como discente na Licenciatura em Língua Inglesa e posso dizer, sem sombras de dúvida, que foi o ponta pé de início para o interesse nos eventos externos. Na ocasião, tive contato com experiência de professores presentes no mercado há muito tempo e suas maneiras de reinvenção de si próprios para não deixar a educação morrer. Além disso, tive a oportunidade de estar em contato direto com pibidianos e saber como era o trabalho deles, como suas atividades eram organizadas e desenvolvidas e pude sugerir um trabalho colaborativo entre três campi , o que, infelizmente, não pode acontecer devido à falta de verba (a vilã do ano). Visita ao Museu da Língua Portu...

Proposta de Avaliação - Plano de Ensino 5

Proposta apresentada por Caroline Sampaio, Hannah Karine e Leopoldo Silva A seguinte proposta de avaliação diz respeito ao conteúdo abordado pelo grupo composto pelos seguintes integrantes: Elis Regina, Maycon Franklin, Nicole Brenda. A proposta de ensino apresentada por eles tem como intuito ensinar o alfabeto em inglês (“Alphabet”) mostrando exemplos de animais e frutas ilustrados em cartões plastificados, sendo que cada exemplo começa com a letra do alfabeto na qual está sendo ensinada para os alunos. Proposta: O nosso grupo pretende avaliar o nível de aprendizado dos alunos através de um exercício de sondagem, no qual é dividido nas seguintes etapas: 1ª etapa: Pretendemos projetar (em slides) ou trazer em uma folha A4 contendo a imagem de uma letra do alfabeto para os alunos, e pedimos para que eles nos digam como se pronuncia tal letra em inglês; 2ª etapa: Depois de mostrar a letra, mostraremos a mesma ilustração (de fruta ou de animal) utilizado na proposta de ensin...