Pular para o conteúdo principal

Análise I - Filme 'Freedom Writers'

Filme trata da representação de uma história real acerca das guerras de classe, brigas entre "guetos" e direitos do cidadão

Foto da internet
Ambientado em um clima de quase guerra, o filme 'Freedom Writers' ou  'Escritores da Liberdade' (título em português) conta a história da professora de primeira viagem Erin Gruwell, que, ao contrário de diversos colegas de profissão e um sistema opressor, acreditou em seu papel de educadora e no potencial de seus estudantes.

Gruwell passou a trabalhar em uma das escolas que trabalhavam o ensino integrado de estudantes. Sua turma, composta por estudantes negros, asiáticos, latinos e um único branco apresentava uma divisão bastante acentuada, posto que os próprios alunos formavam pequenos grupos das respectivas etnias. Postos em uma mesma sala e considerados/classificados como 'turma problema', os alunos da professora Gruwell tinham como primeira necessidade acreditar que alguém de fato se preocupava com eles.

Rodeada por diversas culturas, a professora fez questão de trabalhar aquelas realidades, deixando de lado o conceito de Cultura com "C" maiúsculo, aquela que advém de pessoas cultas e com alto poder social. Sobretudo quando foi à biblioteca do colégio e verificou que diversos títulos estavam parados nas prateleiras pois eram considerados cultos demais para os alunos em questão, o que poderia ser caracterizado como pedagogia do oprimido.

Em 'Pedagogia da Autonomia', Paulo Freire afirma que é preciso criar no aluno, ou melhor, despertar no aluno a curiosidade e vontade de aprendizado.  Freire afirma que para que isso ocorra, o professor precisa apresentar-se como igual a seu s alunos. E foi exatamente assim que a professora agiu. Ao invés de livros clássicos, Gruwell, que dava aulas de inglês, passou a trabalhar a literatura do 'gueto', o que acabou aproximando a turma.

Gruwell tinha diversos problemas em sua classe, mas sua determinação foi fazendo com que esses problemas reduzissem. Apesar da presença de diversas culturas presentes em sua turma e da massiva demonstração de cultura dominante sobre o dominado ela foi capaz de mostrar a seus estudantes que eles eram iguais em direitos, em problemas e e que tinham mais coisas em comum que em divergência.

Por meio da apresentação de protagonistas com histórias similares as de seus estudantes, a professora mostrou que é possível ser protagonista da própria vida, que é possível vencer, mesmo sob opressão. Na ocasião, como referência, fora utilizado o livro "The Diary of Anne Frank", que conta a história de um a judia fugitiva em tempos de Guerra.

Um dos grandes feitos de Gruwell foi incentivar que os estudantes escrevessem seus próprios diários, afim de criar/despertar neles a autonomia já mencionada neste texto. Tais escritos convergiram-se no livro "The Diary of Freedom Writers".
O filme passa por diversas das discussões em nossas aulas e é possível identificar tópicos apresentados em Fundamentos da Educação, em Práticas de Ensino, em Estudos Culturais e diversas outras.

Com base na produção, foi possível, ainda, sentir e presenciar as dificuldades e importâncias da função de um educador na vida de seus estudantes e no cotidiano de uma sociedade.

REFERÊNCIAS
CUCHE, Denys. A noção de cultura nas Ciências sociais. Bauru, SP: EDUSC, 2002;
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25ª Edição. São Paulo, SP: Editora Paz e Terra, 1996;
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 50ª Edição. Rio de Janeiro, RJ: Editora Paz e Terra, 2011;
PACHECO, José. Os outros. Acesso em 25/04/2015. Disponível em <www.oocities.org/coepdeolho/Os_outros_310107.htm>.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Proposta de Avaliação - Plano de Ensino 1

Proposta apresentada por Elis Regina Serpa, Nicole Silva e Maycon Franklin A avaliação será feita a partir das propostas do grupo de Leandro, Maria da Penha, Franciele. O método utilizado pelo grupo foi bastante claro e objetivo, o primeiro contato que os estudantes irão manter com orientador são as familiarizações com as tecnologias, esportes, natureza e cultura. Em seguida, farão ligações destes tópicos com a língua estrangeira moderna, sendo assim, todos os presentes entenderão os motivos de se inserir uma LE nas escolas publicas. O verdadeiro valor de dominar uma segunda língua está intrínseco em cada momento de nossas vidas sociais, e fazer com que eles entendam esta valorização é necessário expor o que foi proposto pelo grupo. PCN p. 23: O caso típico é o papel representado pelo inglês, em função do poder e da influência da economia norte-americana. Essa influência cresceu ao longo deste século, principalmente a partir da Segunda Guerra Mundial, e atingiu seu apogeu na c...

Análise de Conteúdo I Semestre

Este tópico visa justificar as postagens deste portfólio digital, ou seja, explicitar quais foram as motivações para cada publicação feita aqui. Foto da internet 1º Semestre IISFDIFB (II Simpósio de Formação Docente do Instituto Federal de Brasília) Esse foi o primeiro evento externo o qual participei após ter ingressado como discente na Licenciatura em Língua Inglesa e posso dizer, sem sombras de dúvida, que foi o ponta pé de início para o interesse nos eventos externos. Na ocasião, tive contato com experiência de professores presentes no mercado há muito tempo e suas maneiras de reinvenção de si próprios para não deixar a educação morrer. Além disso, tive a oportunidade de estar em contato direto com pibidianos e saber como era o trabalho deles, como suas atividades eram organizadas e desenvolvidas e pude sugerir um trabalho colaborativo entre três campi , o que, infelizmente, não pode acontecer devido à falta de verba (a vilã do ano). Visita ao Museu da Língua Portu...

Proposta de Avaliação - Plano de Ensino 5

Proposta apresentada por Caroline Sampaio, Hannah Karine e Leopoldo Silva A seguinte proposta de avaliação diz respeito ao conteúdo abordado pelo grupo composto pelos seguintes integrantes: Elis Regina, Maycon Franklin, Nicole Brenda. A proposta de ensino apresentada por eles tem como intuito ensinar o alfabeto em inglês (“Alphabet”) mostrando exemplos de animais e frutas ilustrados em cartões plastificados, sendo que cada exemplo começa com a letra do alfabeto na qual está sendo ensinada para os alunos. Proposta: O nosso grupo pretende avaliar o nível de aprendizado dos alunos através de um exercício de sondagem, no qual é dividido nas seguintes etapas: 1ª etapa: Pretendemos projetar (em slides) ou trazer em uma folha A4 contendo a imagem de uma letra do alfabeto para os alunos, e pedimos para que eles nos digam como se pronuncia tal letra em inglês; 2ª etapa: Depois de mostrar a letra, mostraremos a mesma ilustração (de fruta ou de animal) utilizado na proposta de ensin...