Pular para o conteúdo principal

Relatório de Visita ao Museu da Língua Portuguesa


Foto da internet
Os principais objetivos do Museu são:
Mostrar a língua como elemento fundador da cultura brasileira celebrando e valorizando a Língua Portuguesa por meio da apresentação de suas origens, histórias e influências sofridas. Com isso, intenciona-se aproximar o cidadão usuário do idioma e mostrar que ele é o real “proprietário” e agente modificador do português brasileiro. O Museu também valoriza a diversidade e cultura brasileira e favorece o intercâmbio entre países que utilizam a língua. Além disso, são oferecidos cursos, palestras, seminários e exposições temporárias sobre temas relacionados à Língua Portuguesa.

Descrição e comentários
A visita permitiu conhecer pontos da Língua Portuguesa como a etimologia de algumas palavras, no Beco das Palavras. Na sala de cinema, foi possível ver os caminhos e as mudanças pelos quais nosso idioma tem passado. Já na sala sensorial foi de arrepiar ouvir as Canções do Exílio e textos praticados durante as aulas de Introdução aos Estudos da Literatura. O Museu também apresentava diversos telões com vídeos sobre a cultura brasileira, painéis com artigos históricos e um mapa com o caminho feito pela língua até transformar-se em Língua Portuguesa.

Descrição e comentários do MLP
Beco das Palavras: Esta foi, para mim, sem dúvidas, uma das partes mais interessante não só por ser interativo, mas por permitir conhecer como diversas palavras do nosso idioma foram constituídas.

Mapa dos Falares: A partir de um grande mapa do Brasil, o visitante pode escolher uma localidade e apreciar (ver e ouvir) depoimentos de diversas pessoas, verificando, assim, os diversos “falares” do brasileiro. (informações do site)

Infelizmente eu não conseguir visitar este setor. Entretanto, com base na descrição, é possível relacionar com a disciplina de Introdução aos Estudos da Linguística, onde estamos lendo o Livro Preconceito Linguístico, do Marcos Bagno. Nota-se que, apesar do Brasil ser um país completamente miscigenado, há bastante preconceito em relação aos falares brasileiros, posto que considera-se português “correto” apenas o que está descrito na gramática normativa. Porém, a própria norma não compreende todas as variações possíveis em nosso idioma.

Considerações
Em suma, a visita a São Paulo foi bastante produtiva. Conhecer o Museu da Língua Portuguesa foi uma experiência enriquecedora e me fez querer voltar lá, com mais tempo, para uma visita ainda mais gratificante.

Pode-se constatar que o Brasil é um país imenso e com diversas riquezas linguísticas. Não é possível exatamente dizer que somos um país inteiramente homogêneo, mas é exatamente esse mix de culturas, de falares que compõem nosso tesouro. Àqueles que cometem preconceito linguístico, sem dúvidas, deveriam fazer uma visita ao Museu a fim de erradicar tal atitude de seu cotidiano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Proposta de Avaliação - Plano de Ensino 1

Proposta apresentada por Elis Regina Serpa, Nicole Silva e Maycon Franklin A avaliação será feita a partir das propostas do grupo de Leandro, Maria da Penha, Franciele. O método utilizado pelo grupo foi bastante claro e objetivo, o primeiro contato que os estudantes irão manter com orientador são as familiarizações com as tecnologias, esportes, natureza e cultura. Em seguida, farão ligações destes tópicos com a língua estrangeira moderna, sendo assim, todos os presentes entenderão os motivos de se inserir uma LE nas escolas publicas. O verdadeiro valor de dominar uma segunda língua está intrínseco em cada momento de nossas vidas sociais, e fazer com que eles entendam esta valorização é necessário expor o que foi proposto pelo grupo. PCN p. 23: O caso típico é o papel representado pelo inglês, em função do poder e da influência da economia norte-americana. Essa influência cresceu ao longo deste século, principalmente a partir da Segunda Guerra Mundial, e atingiu seu apogeu na c...

Análise de Conteúdo I Semestre

Este tópico visa justificar as postagens deste portfólio digital, ou seja, explicitar quais foram as motivações para cada publicação feita aqui. Foto da internet 1º Semestre IISFDIFB (II Simpósio de Formação Docente do Instituto Federal de Brasília) Esse foi o primeiro evento externo o qual participei após ter ingressado como discente na Licenciatura em Língua Inglesa e posso dizer, sem sombras de dúvida, que foi o ponta pé de início para o interesse nos eventos externos. Na ocasião, tive contato com experiência de professores presentes no mercado há muito tempo e suas maneiras de reinvenção de si próprios para não deixar a educação morrer. Além disso, tive a oportunidade de estar em contato direto com pibidianos e saber como era o trabalho deles, como suas atividades eram organizadas e desenvolvidas e pude sugerir um trabalho colaborativo entre três campi , o que, infelizmente, não pode acontecer devido à falta de verba (a vilã do ano). Visita ao Museu da Língua Portu...

Proposta de Avaliação - Plano de Ensino 5

Proposta apresentada por Caroline Sampaio, Hannah Karine e Leopoldo Silva A seguinte proposta de avaliação diz respeito ao conteúdo abordado pelo grupo composto pelos seguintes integrantes: Elis Regina, Maycon Franklin, Nicole Brenda. A proposta de ensino apresentada por eles tem como intuito ensinar o alfabeto em inglês (“Alphabet”) mostrando exemplos de animais e frutas ilustrados em cartões plastificados, sendo que cada exemplo começa com a letra do alfabeto na qual está sendo ensinada para os alunos. Proposta: O nosso grupo pretende avaliar o nível de aprendizado dos alunos através de um exercício de sondagem, no qual é dividido nas seguintes etapas: 1ª etapa: Pretendemos projetar (em slides) ou trazer em uma folha A4 contendo a imagem de uma letra do alfabeto para os alunos, e pedimos para que eles nos digam como se pronuncia tal letra em inglês; 2ª etapa: Depois de mostrar a letra, mostraremos a mesma ilustração (de fruta ou de animal) utilizado na proposta de ensin...