Pular para o conteúdo principal

Could you tell someone's future by reading cards?!

Por Leandro Lisbôa

Foto da internet
Na última aula, realizada em 19 de maio, a proposição feita pelo professor foi utilizar um jogo de cartas para produção de atividade que envolvesse os alunos e fizesse a aula acontecer. De acordo com ele, a realização da aula foi baseada numa proposição feita por mim, posto que, em momento anterior, eu havia dito que o speaking é, em minha visão, a competência do inglês que mais dá a sensação ao estudante de que ele de fato está aprendendo alguma coisa, tornando-o, assim, emancipado (ou ao menos tendo tal sensação).

O mais bacana desta aula foi a interatividade e possibilidade de produção do material. As cartas chegaram em branco e a solicitação foi para que os estudantes fizessem de dois a três desenhos, sendo um em cada carta. Com os desenhos prontos, foi realizada uma dinâmica utilizando o espaço da sala em círculo onde cada um selecionava uma carta do baralho e começava a contar uma história (completamente em inglês) em sequência. 

Em seguida, a dinâmica mudou e cada um selecionava três cartas e fazia uma espécie de previsão do futuro da pessoa utilizando as escolhidas. Ao final, discutimos sobre as possibilidades de utilização deste material em sala. 

Os pontos positivos dessa atividade, além da interação, são a sensação do estudante de produzir algo seu, algo que tenha sua cara e características, além da possibilidade de exercício da fala, já que o aluno pode participar mesmo com vocabulário baixo. 

Um ponto negativo poderia ser a vergonha do aluno em participar devido ao baixo vocabulário. Entretanto, por se tratar de uma atividade em que se produz desde as cartas até o diálogo, talvez esse problema passe despercebido. 

Certamente tentarei utilizar nas minhas práticas do Ensino Supervisionado II. 

Comentários

  1. Você consegue pensar uma alteração na dinâmica da atividade para alcançar classes com alunos em nível iniciante? Veja a resposta nos comentários do Blog da Caroline.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Proposta de Avaliação - Plano de Ensino 1

Proposta apresentada por Elis Regina Serpa, Nicole Silva e Maycon Franklin A avaliação será feita a partir das propostas do grupo de Leandro, Maria da Penha, Franciele. O método utilizado pelo grupo foi bastante claro e objetivo, o primeiro contato que os estudantes irão manter com orientador são as familiarizações com as tecnologias, esportes, natureza e cultura. Em seguida, farão ligações destes tópicos com a língua estrangeira moderna, sendo assim, todos os presentes entenderão os motivos de se inserir uma LE nas escolas publicas. O verdadeiro valor de dominar uma segunda língua está intrínseco em cada momento de nossas vidas sociais, e fazer com que eles entendam esta valorização é necessário expor o que foi proposto pelo grupo. PCN p. 23: O caso típico é o papel representado pelo inglês, em função do poder e da influência da economia norte-americana. Essa influência cresceu ao longo deste século, principalmente a partir da Segunda Guerra Mundial, e atingiu seu apogeu na c...

Análise de Conteúdo I Semestre

Este tópico visa justificar as postagens deste portfólio digital, ou seja, explicitar quais foram as motivações para cada publicação feita aqui. Foto da internet 1º Semestre IISFDIFB (II Simpósio de Formação Docente do Instituto Federal de Brasília) Esse foi o primeiro evento externo o qual participei após ter ingressado como discente na Licenciatura em Língua Inglesa e posso dizer, sem sombras de dúvida, que foi o ponta pé de início para o interesse nos eventos externos. Na ocasião, tive contato com experiência de professores presentes no mercado há muito tempo e suas maneiras de reinvenção de si próprios para não deixar a educação morrer. Além disso, tive a oportunidade de estar em contato direto com pibidianos e saber como era o trabalho deles, como suas atividades eram organizadas e desenvolvidas e pude sugerir um trabalho colaborativo entre três campi , o que, infelizmente, não pode acontecer devido à falta de verba (a vilã do ano). Visita ao Museu da Língua Portu...

Proposta de Avaliação - Plano de Ensino 5

Proposta apresentada por Caroline Sampaio, Hannah Karine e Leopoldo Silva A seguinte proposta de avaliação diz respeito ao conteúdo abordado pelo grupo composto pelos seguintes integrantes: Elis Regina, Maycon Franklin, Nicole Brenda. A proposta de ensino apresentada por eles tem como intuito ensinar o alfabeto em inglês (“Alphabet”) mostrando exemplos de animais e frutas ilustrados em cartões plastificados, sendo que cada exemplo começa com a letra do alfabeto na qual está sendo ensinada para os alunos. Proposta: O nosso grupo pretende avaliar o nível de aprendizado dos alunos através de um exercício de sondagem, no qual é dividido nas seguintes etapas: 1ª etapa: Pretendemos projetar (em slides) ou trazer em uma folha A4 contendo a imagem de uma letra do alfabeto para os alunos, e pedimos para que eles nos digam como se pronuncia tal letra em inglês; 2ª etapa: Depois de mostrar a letra, mostraremos a mesma ilustração (de fruta ou de animal) utilizado na proposta de ensin...