Pular para o conteúdo principal

Habilidades Comunicativas do Inglês: Qual aprender primeiro?!

Por Leandro Lisbôa

Foto da internet
É sabido que a Língua Inglesa é importante nos dias atuais e tem caráter emancipador do indivíduo que a domina. Contudo, sabe-se também, que dominar suas quatro habilidades (escrita, fala, leitura e escuta) - writing, speaking, reading and listening, respectively - não é assim tão fácil, ainda mais quando não se sabe por onde começar.

Não que tenha uma regra ou fórmula/receita que sirva para todos, mas é possível identificar o que melhor se adéqua ao que se pretende trabalhar em sala. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira Moderna – 5ª a 8ª séries - (PCN) (Brasil, 1998, pag. 89)

O processo da compreensão escrita e oral envolve fatores relativos ao processamento da informação, cognitivos e sociais. Os fatores relativos ao processamento da informação têm a ver com a atenção, a percepção e decodificação dos sons e letras, a segmentação morfológica e sintática, a atribuição do significado ao nível léxico-semântico, e a integração de uma informação a outra.

Ou seja, quanto mais o docente utilizar a vivência e cotidiano do estudante para sua prática, mais fácil e adaptada será a comunicação com ele e mais facilitado seu aprendizado.

Ao longo deste semestre tenho a disciplina de Estágio Supervisionado II e, tenho buscado trabalhar de forma integrada [utilizando múltiplos conhecimentos vistos nas disciplinas] para incrementar a prática docente e atingir o objetivo de ensinar inglês em escola pública. 

É um desafio interagir neste universo tendo poucos recursos e com a quantidade de pessoas para dedicar atenção em pouco espaço de tempo. Contudo, tendo por base o conteúdo programático previsto pela professora que gentilmente cedeu espaço para minhas práticas, objetivo levar aulas relacionadas ao que os estudantes já vivenciam.

Por meio das observações pude ver que muitos deles não conseguem perceber as várias maneiras de aprender o idioma. Ainda assim, quero mostrar a eles que, ainda que um pouco a cada dia, sempre aprendem. Para que tenham a sensação de maior aprendizado, optei trabalhar primeiro com a verbalização em inglês [speaking] pois acredito que assim eles terão maior dimensão de que são capazes.


Tal decisão é possível e amparada pelo próprio PCN no tópico "Compreensão Oral", (Brasil, 1998, pag. 94):
O processo envolvido na compreensão oral assemelha-se ao da compreensão escrita. Inclui, contudo, dois aspectos principais que o distinguem. A necessidade de utilizar conhecimento sistêmico ao nível fonético-fonológico e o fato de ser caracterizado por uma realização interacional imediata, que pode desaparecer sem deixar vestígios se não for gravada. Além dos tipos de conhecimento mencionados em relação à compreensão escrita (conhecimento de mundo, do conhecimento sistêmico e do conhecimento da organização textual), a compreensão de textos orais requer o conhecimento dos padrões de interação social (os direitos e deveres interacionais, isto é, quem pode tomar o turno, por exemplo).
Com base nesses conhecimentos, os usuários-ouvintes criam expectativas sobre o que os seus interlocutores vão dizer. Assim, os falantes esperam atingir suas propostas comunicativas, apoiando-se nas expectativas dos ouvintes em relação ao que devem esperar do discurso. Os ouvintes, por sua vez, projetam seus conhecimentos nas contribuições dos falantes na negociação e construção de significados.

Apesar de encontrar aqui um barrador (o baixo nível de compreensão textual de boa parte dos estudantes), apoiarei-me no fato de que eles precisam ser minimamente motivados e estimulados a ver que estão aprendendo. Para isso utilizarei textos simples sobre assuntos que eles mesmos indicarão no primeiro contato de minha regência e que servirão como base para criar pequenos diálogos, ou até mesmo, repetí-los.

Por fim, a intenção com as aulas verbalizadas é incitar nos alunos a percepção de autonomia por meio da língua inglesa.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Proposta de Avaliação - Plano de Ensino 1

Proposta apresentada por Elis Regina Serpa, Nicole Silva e Maycon Franklin A avaliação será feita a partir das propostas do grupo de Leandro, Maria da Penha, Franciele. O método utilizado pelo grupo foi bastante claro e objetivo, o primeiro contato que os estudantes irão manter com orientador são as familiarizações com as tecnologias, esportes, natureza e cultura. Em seguida, farão ligações destes tópicos com a língua estrangeira moderna, sendo assim, todos os presentes entenderão os motivos de se inserir uma LE nas escolas publicas. O verdadeiro valor de dominar uma segunda língua está intrínseco em cada momento de nossas vidas sociais, e fazer com que eles entendam esta valorização é necessário expor o que foi proposto pelo grupo. PCN p. 23: O caso típico é o papel representado pelo inglês, em função do poder e da influência da economia norte-americana. Essa influência cresceu ao longo deste século, principalmente a partir da Segunda Guerra Mundial, e atingiu seu apogeu na c...

Análise de Conteúdo I Semestre

Este tópico visa justificar as postagens deste portfólio digital, ou seja, explicitar quais foram as motivações para cada publicação feita aqui. Foto da internet 1º Semestre IISFDIFB (II Simpósio de Formação Docente do Instituto Federal de Brasília) Esse foi o primeiro evento externo o qual participei após ter ingressado como discente na Licenciatura em Língua Inglesa e posso dizer, sem sombras de dúvida, que foi o ponta pé de início para o interesse nos eventos externos. Na ocasião, tive contato com experiência de professores presentes no mercado há muito tempo e suas maneiras de reinvenção de si próprios para não deixar a educação morrer. Além disso, tive a oportunidade de estar em contato direto com pibidianos e saber como era o trabalho deles, como suas atividades eram organizadas e desenvolvidas e pude sugerir um trabalho colaborativo entre três campi , o que, infelizmente, não pode acontecer devido à falta de verba (a vilã do ano). Visita ao Museu da Língua Portu...

Proposta de Avaliação - Plano de Ensino 5

Proposta apresentada por Caroline Sampaio, Hannah Karine e Leopoldo Silva A seguinte proposta de avaliação diz respeito ao conteúdo abordado pelo grupo composto pelos seguintes integrantes: Elis Regina, Maycon Franklin, Nicole Brenda. A proposta de ensino apresentada por eles tem como intuito ensinar o alfabeto em inglês (“Alphabet”) mostrando exemplos de animais e frutas ilustrados em cartões plastificados, sendo que cada exemplo começa com a letra do alfabeto na qual está sendo ensinada para os alunos. Proposta: O nosso grupo pretende avaliar o nível de aprendizado dos alunos através de um exercício de sondagem, no qual é dividido nas seguintes etapas: 1ª etapa: Pretendemos projetar (em slides) ou trazer em uma folha A4 contendo a imagem de uma letra do alfabeto para os alunos, e pedimos para que eles nos digam como se pronuncia tal letra em inglês; 2ª etapa: Depois de mostrar a letra, mostraremos a mesma ilustração (de fruta ou de animal) utilizado na proposta de ensin...