Pular para o conteúdo principal

Sociedade dos Poetas Mortos: A capacidade motivacional do professor

Foto da internet
Poderia o professor ser o responsável por transformar um aluno em estudante? Aliás, é preciso esclarecer que ‘aluno’ e ‘estudante’ são tratados como sinônimos, mas são coisas antagônicas e diretamente opostas. De acordo com o professor Pierluigi Piazzi ser aluno é a coisa mais fácil do mundo: “é só esquentar a cadeira com o seu bumbum que você vira aluno” já o estudante “é aquele que estuda! E as coisas são muito difíceis”. Piazzi ainda afirma que a diferença mais clara entre aluno e estudante é que o primeiro refere-se a um processo ‘coletivo e passivo', já o segundo 'é solitário e ativo, pois ninguém pode estudar por você’. Caso queiras assistir a fala do professor, clique aqui.

Pois bem, o site Adoro Cinema apresenta a seguinte sinopse para o filme A Sociedade dos poetas mortos (Dead poetry society, em inglês): Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a “Sociedade dos Poetas Mortos”.

Diversos assuntos retratados no filme vieram a tona em várias de nossas aulas, como o medo do estudante em falar em frente aos colegas; a necessidade de se desenvolver o pensamento crítico; a construção do saber coletivo e a observação sobre diversas perspectivas.

A história retrata um professor que possui as três características fundamentais para se lecionar: 'saber bem o que se pretende ensinar; formação pedagógica e inteligência interpessoal (o saber lidar com pessoas)'. De forma respeitosa e engajada, o protagonista conseguiu cativar sua audiência de forma a fazer com que a vontade de aprender fosse constante - inclusive fora de sala de aula.

Apesar de possuir uma metodologia de sucesso, Mr. Keating encontrou barreiras em um a escola com modelo engessado e em outros colegas, que não acreditavam em sua maneira de lidar com os estudantes.

Assim como no filme, um dos grandes desafios na vida do professor é despertar o estudante que existe dentro de cada aluno. É necessário levar o cotidiano para dentro da sala de aula, para que os estudantes tenham a sala de aula em seu cotidiano.

Ser professor é estar atento a realidade de seu público e buscar alternativas para cativar a todos e solucionar problemas. Tal qual Mr. Keating fez em relação ao medo de falar em público do Mr. Anderson, ou como mostrara que é necessário observar as coisas sob outra perspectiva.

Desse modo, concluo que, apesar de não ser o único responsável, o professor tem sim a capacidade de motivar seus alunos, transformá-los em estudantes e possibilitar a formação do pensamento crítico, ainda que existam adversidades. Se for preciso, suba na mesa, analise a situação sob outro ângulo, mas não permita que sua audiência perca o interesse!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Proposta de Avaliação - Plano de Ensino 1

Proposta apresentada por Elis Regina Serpa, Nicole Silva e Maycon Franklin A avaliação será feita a partir das propostas do grupo de Leandro, Maria da Penha, Franciele. O método utilizado pelo grupo foi bastante claro e objetivo, o primeiro contato que os estudantes irão manter com orientador são as familiarizações com as tecnologias, esportes, natureza e cultura. Em seguida, farão ligações destes tópicos com a língua estrangeira moderna, sendo assim, todos os presentes entenderão os motivos de se inserir uma LE nas escolas publicas. O verdadeiro valor de dominar uma segunda língua está intrínseco em cada momento de nossas vidas sociais, e fazer com que eles entendam esta valorização é necessário expor o que foi proposto pelo grupo. PCN p. 23: O caso típico é o papel representado pelo inglês, em função do poder e da influência da economia norte-americana. Essa influência cresceu ao longo deste século, principalmente a partir da Segunda Guerra Mundial, e atingiu seu apogeu na c...

Análise de Conteúdo I Semestre

Este tópico visa justificar as postagens deste portfólio digital, ou seja, explicitar quais foram as motivações para cada publicação feita aqui. Foto da internet 1º Semestre IISFDIFB (II Simpósio de Formação Docente do Instituto Federal de Brasília) Esse foi o primeiro evento externo o qual participei após ter ingressado como discente na Licenciatura em Língua Inglesa e posso dizer, sem sombras de dúvida, que foi o ponta pé de início para o interesse nos eventos externos. Na ocasião, tive contato com experiência de professores presentes no mercado há muito tempo e suas maneiras de reinvenção de si próprios para não deixar a educação morrer. Além disso, tive a oportunidade de estar em contato direto com pibidianos e saber como era o trabalho deles, como suas atividades eram organizadas e desenvolvidas e pude sugerir um trabalho colaborativo entre três campi , o que, infelizmente, não pode acontecer devido à falta de verba (a vilã do ano). Visita ao Museu da Língua Portu...

Proposta de Avaliação - Plano de Ensino 5

Proposta apresentada por Caroline Sampaio, Hannah Karine e Leopoldo Silva A seguinte proposta de avaliação diz respeito ao conteúdo abordado pelo grupo composto pelos seguintes integrantes: Elis Regina, Maycon Franklin, Nicole Brenda. A proposta de ensino apresentada por eles tem como intuito ensinar o alfabeto em inglês (“Alphabet”) mostrando exemplos de animais e frutas ilustrados em cartões plastificados, sendo que cada exemplo começa com a letra do alfabeto na qual está sendo ensinada para os alunos. Proposta: O nosso grupo pretende avaliar o nível de aprendizado dos alunos através de um exercício de sondagem, no qual é dividido nas seguintes etapas: 1ª etapa: Pretendemos projetar (em slides) ou trazer em uma folha A4 contendo a imagem de uma letra do alfabeto para os alunos, e pedimos para que eles nos digam como se pronuncia tal letra em inglês; 2ª etapa: Depois de mostrar a letra, mostraremos a mesma ilustração (de fruta ou de animal) utilizado na proposta de ensin...