Pular para o conteúdo principal

Resenha: Linguagem e Comunicação



Texto referencia, em formato de artigo, pontos sobre códigos, sinais e símbolos que compõem a língua(gem).

Foto da internet
Com o objetivo de introduzir-nos ao estudo da Linguística, Margarida Petter apresenta a proposta de Roman Jakobson para a experiência da comunicação. Assim como fez Assis Silva em sua explicitação, ao ressaltar a relação entre contexto e experiência no ato de comunicar-se por meio de códigos e subcódigos. Ideia também apresentada por Malberg.

O código, de forma teórica, é o estoque de elementos estruturados que representam um conjunto de alternativas possíveis para produção da mensagem. Èmile Benveniste (1976) comparou a linguagem das abelhas a dos homens e concluiu que as abelhas não possuem linguagem, mas sim, um código de sinais que é compreendido por todos os membros da colmeia. Entretanto, essa informação não é retransmitida e nem há troca de informações.

Tal representação foi experienciada recentemente pelos pesquisadores Andrew Quitmeyer e Tucker Balch da Georgia Tech College of Computing. O documentário intitulado ‘The Waggle Dance of the Honeybee’ (A dança das abelhas – tradução livre) mostra como as abelhas utilizam códigos para comunicar as outras onde há alimento. Tal forma de comunicação só é possível devido a existência de um código comum à abelha transmissora e à receptora. Ou seja, para que haja comunicação é preciso haver um código que seja parcialmente ou totalmente comum ao remetente e ao destinatário.

Códigos diferentes são impeditivos à comunicação, pois não há possibilidade de se estabelecer uma linguagem compreensível e comum ao emissor e ao receptor. Entretanto, há algumas exceções, como a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), que se utiliza de uma comunicação excepcional – por meio de gestos manuais – para interação entre as partes.

A ausência de códigos similares impossibilita uma comunicação de qualidade. Um exemplo é o “caso” de uma estudante brasileira na Europa, que possuía pouco dinheiro e que antes de sair, havia deixado um bilhete pedindo para a camareira do hotel para que lavasse, com urgência, sua camisa branca. Ao voltar, encontrou sua velha camisola (camisa, no subcódigo de Portugal) bem lavada e passada, enquanto sua camisa continuava suja e amassada.

Ainda sobre impossibilidade, a valoração de diferentes códigos e subcódigos em uma comunidade é outro fator que restringe a comunicação, como em casos em que os argentinos consideram a sua língua melhor, mais importante e difundida que o português e, por isso, não fazem nenhum esforço para entender os brasileiros.

As propostas de Jakobson ampliam o modelo da teoria da informação sobre códigos, subcódigos e a variação linguística. Ele mostrou que a linguagem precisa ser examinada em sua variedade de funções, e não apenas em relação à função informação. Esse conceito foi, por muitas vezes, considerado o único ou o mais importante no século XX.

Referências
PETTER, Margarida. “Linguagem e Comunicação” in: Introdução à Linguística: I objetos teóricos. Org. FIORIN, J. L. São Paulo: Contexto, 2005 Vol. 1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Proposta de Avaliação - Plano de Ensino 1

Proposta apresentada por Elis Regina Serpa, Nicole Silva e Maycon Franklin A avaliação será feita a partir das propostas do grupo de Leandro, Maria da Penha, Franciele. O método utilizado pelo grupo foi bastante claro e objetivo, o primeiro contato que os estudantes irão manter com orientador são as familiarizações com as tecnologias, esportes, natureza e cultura. Em seguida, farão ligações destes tópicos com a língua estrangeira moderna, sendo assim, todos os presentes entenderão os motivos de se inserir uma LE nas escolas publicas. O verdadeiro valor de dominar uma segunda língua está intrínseco em cada momento de nossas vidas sociais, e fazer com que eles entendam esta valorização é necessário expor o que foi proposto pelo grupo. PCN p. 23: O caso típico é o papel representado pelo inglês, em função do poder e da influência da economia norte-americana. Essa influência cresceu ao longo deste século, principalmente a partir da Segunda Guerra Mundial, e atingiu seu apogeu na c...

Análise de Conteúdo I Semestre

Este tópico visa justificar as postagens deste portfólio digital, ou seja, explicitar quais foram as motivações para cada publicação feita aqui. Foto da internet 1º Semestre IISFDIFB (II Simpósio de Formação Docente do Instituto Federal de Brasília) Esse foi o primeiro evento externo o qual participei após ter ingressado como discente na Licenciatura em Língua Inglesa e posso dizer, sem sombras de dúvida, que foi o ponta pé de início para o interesse nos eventos externos. Na ocasião, tive contato com experiência de professores presentes no mercado há muito tempo e suas maneiras de reinvenção de si próprios para não deixar a educação morrer. Além disso, tive a oportunidade de estar em contato direto com pibidianos e saber como era o trabalho deles, como suas atividades eram organizadas e desenvolvidas e pude sugerir um trabalho colaborativo entre três campi , o que, infelizmente, não pode acontecer devido à falta de verba (a vilã do ano). Visita ao Museu da Língua Portu...

Proposta de Avaliação - Plano de Ensino 5

Proposta apresentada por Caroline Sampaio, Hannah Karine e Leopoldo Silva A seguinte proposta de avaliação diz respeito ao conteúdo abordado pelo grupo composto pelos seguintes integrantes: Elis Regina, Maycon Franklin, Nicole Brenda. A proposta de ensino apresentada por eles tem como intuito ensinar o alfabeto em inglês (“Alphabet”) mostrando exemplos de animais e frutas ilustrados em cartões plastificados, sendo que cada exemplo começa com a letra do alfabeto na qual está sendo ensinada para os alunos. Proposta: O nosso grupo pretende avaliar o nível de aprendizado dos alunos através de um exercício de sondagem, no qual é dividido nas seguintes etapas: 1ª etapa: Pretendemos projetar (em slides) ou trazer em uma folha A4 contendo a imagem de uma letra do alfabeto para os alunos, e pedimos para que eles nos digam como se pronuncia tal letra em inglês; 2ª etapa: Depois de mostrar a letra, mostraremos a mesma ilustração (de fruta ou de animal) utilizado na proposta de ensin...