![]() |
| Foto divulgação |
Realizado nos dias 15 e 16 de abril de 2015, o II Seminário Nacional de Licenciaturas em Línguas e Literatura Estrangeiras (Senallile) foi um evento da Universidade de Brasília (UnB) e teve como tema "A formação do professor de línguas e literaturas na contemporaneidade: desafios e tendências".
O evento abriu espaço para diversos palestrantes da UnB e de outras instituições falarem acerca de suas experiências no universo educacional e de estratégias para promoção do ensino.
No dia 15, assisti à "Sessão coordenada: Integração de tecnologias digitais na formação de professores de línguas: percursos de ensino, pesquisa e extensão", mediada pela professora dra Maria del Carmen de la Torre Aranda, da UnB, que apresentou seu projeto onde o Hangouts, do Google é utilizado para a interação e aprendizado de línguas (no caso, o francês).
O dia também rendeu bons frutos na parte da tarde com a palestra "O professor transdisciplinar: quem é e o que pode fazer", ministrada pelo professor dr Vilson J. Leffa, da UCPel/CNPq. Leffa explanou acerca das diversas competências que o professor pode/deve ter atualmente para evoluir na função de educador e não ficar para trás comparando-se, inclusive, com os próprios estudantes, que estão cada vez mais "tecnológicos".
No segundo dia de evento participei da mesa redonda "O egresso do curso de Letras: formação para a sala de aula", com a presença da professora dra Anna Mara (TEL-UnB), o professor dr Kleber Aparecido da Silva (LIP-UnB) e professora dra Martiney Pereira Conceição (LET-UnB), onde falou-se de programas de promoção à educação e dificuldades de ensino de Língua Estrangeira.
O destaque do dia ficou por conta da palestra "Dos afetos aos efeitos: letramento lietrário e experiência cultural" ministrada pela professora dra Eliana Yunes, da PUC-RJ. Yunes falou acerca da profissão, de seu amor pela carreira, de sua trajetória e soltou diversas frases de impacto e positividade. Dentre elas, "Você nunca terá seus olhos postos sobre você. É preciso o olhar do outro para que se saiba onde está indo", referindo-se a como o professor deve ser em relação a sua carreira.

Comentários
Postar um comentário