Reflexão acerca do artigo"Teoria da Subjetividade", de MOREIRA, Andreia Godinho e SILVEIRA, Hermínia Maria Martins Lima.
![]() |
| Foto da internet |
O artigo versa acerca da definição de sujeito e objetividade e apresenta menções e citações a diversos autores sobre o tema.
De acordo com os autores, o assunto (subjetividade) se dá entre as áreas da filosofia e da psicologia, além da análise do discurso, sendo preciso, assim, refletir a respeito das diferentes abordagens e dos fundamentos norteadores de sujeito e subjetividade.
Passando por diversos períodos históricos, as autoras fazem uma breve introdução ao tema e o subdividem em outras duas categorias: concepções sobre sujeito e subjetividade, onde apresentam conceitos filosóficos e psicológicos para o sujeito. Em Freud, o sujeito apresenta-se no cenário de forças. Já para Lacan, ocorre no no aspecto ficcional, não sendo possível participar/atuar dentro da realidade. Já na segunda subcategoria, linguagem e subjetividade, onde se apresenta situações em que o sujeito baseia-se na análise do discurso.
Com base na leitura e nos apontamentos das autoras, surgiu o seguinte questionamento: partindo da perspectiva de subjetividade social, o sujeito precisa ser ativo. Dessa maneira, um indvíduo que não se expressa de forma ativa, ou seja, manifesta-se passivamente as ações sociais, seria considerado sujeito ou assujeitado?

Comentários
Postar um comentário